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Retenção de talentos e aumento do engajamento das equipes

Retenção de talentos e aumento do engajamento das equipes

Reter talentos e aumentar o engajamento das equipes para melhora dos resultados.

Atrair e reter talentos é um desafio para qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Outro desafio é encontrar a fórmula para obter o engajamento das equipes para a alavancar os resultados.

O desafio se torna muito maior quando temos nas empresas diferentes gerações, que possuem anseios também diferentes, pois foram educadas e estimuladas em ambientes de culturas distintas. As mais novas gerações têm “sede” por inovação e necessitam de estímulos e desafios permanentes para não se desmotivarem.

As empresas maiores possuem recursos e profissionais preparados que podem lidar mais facilmente com estas situações. Ocorre que nas empresas de menor porte a responsabilidade em atrair, reter e engajar as equipes muitas vezes recai diretamente sobre os gestores ou mesmo o proprietário.

A rotatividade do quadro de colaboradores além de ser oneroso pode ter um impacto negativo na produtividade da empresa, e novamente a responsabilidade em minimizar estas situações recai sobre a gestão, que muitas vezes conhecem o profundamente o negócio, mas não foram preparados ou munidos de ferramentas para enfrentar esta realidade.

Como o coaching pode ajudar a gestão neste processo de atração, retenção e engajamento de suas equipes?

O processo de coaching utiliza metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas que elevam a performance do indivíduo. No caso que estamos tratando, o “indivíduo” é o gestor ou o proprietário da empresa que ao longo das sessões de coaching passa por atividades que potencializam sua comunicação, a assertividade nos relacionamentos, a gestão do tempo, a liderança, a inteligência emocional, o foco e a concentração, além da obtenção de ferramentas essenciais para reuniões de feedback realmente construtivas e motivadoras.

Quais as melhores práticas para retenção de talentos?

  1. Dedique-se ao feedback: O feedback é uma importante ferramenta para gestão de pessoas. Os gestores devem estar disponíveis para esclarecer se os colaboradores estão atendendo às expectativas da empresa, quais os pontos fortes e o que deve ser melhorado. Feedback precisa ser inquietante, gerar ações, ser específico e imediato para gerar bons resultados.
  2. Desenvolvimento e treinamento: Confere maior confiança aos profissionais, que sentindo esta valorização, sentem-se mais preparados e motivados a exercer suas funções. Investir na qualificação dos funcionários é fundamental para elevar a performance da equipe.
  3. Delegue: Para focar na gestão do seu negócio é necessário delegar trabalhos e projetos relevantes para a empresa. Isso vai demostrar que você confia na capacidade dos seus colaboradores. Mas, não deixe de acompanhar a evolução e fique a disposição para apoiá-los se necessário. Os indivíduos devem se sentir desafiados com os projetos e metas sob sua responsabilidade, e ter claro qual seu papel e influência nos resultados da empresa.
  4. Inovação: Permita que os colaboradores expressem suas ideias e incentive a inovação. Assim, eles se sentirão parte das soluções e mais motivados.
  5. Comunicação: A comunicação organizacional deve ser clara e objetiva. Assim garante-se que o colaborador se sinta incluído e evita-se desencontros de informações ou boatos.
  6. Clima organizacional: Muito valorizado pelos colaboradores, é reflexo de como a empresa é administrada e como é feito a gestão das pessoas. Uma pesquisa de clima organizacional indicará quais são as oportunidades de melhorias e quais as características e práticas positivas que devem ser mantidas e potencializadas.
  7. Planos de carreira: Deixar claro o que a empresa oferece, que é esperado para cada cargo, quais as qualificações necessárias e qual o reconhecimento por atingir ou superar as metas. Reconhecendo adequadamente você mostra para os demais qual é o resultado da dedicação e do trabalho bem feito.
  8. Benefícios: Além de plano de saúde que usualmente é oferecido na maioria das empresas, faça parcerias com outras empresas (restaurantes, academias, livrarias, escolas de inglês, etc) para que estas ofereçam descontos para seus funcionários.
  9. Desligue: Um dos papeis do gestor de pessoas, além de contratar, apoiar no desenvolvimento, entre outros, é tomar a decisão de desligar um funcionário. Depois de registrar nas reuniões de feedbacks a necessidade de mudança de comportamento, caso não ocorram as mudanças desejadas a solução será o desligamento. Está é a última solução para lidar com funcionários que estão desalinhados com os objetivos e a cultura da empresa. Assim, evita-se o comprometimento dos resultados, do clima organizacional e a influência negativa em outros colaboradores.

Estas práticas estão diretamente ligadas a valorização das pessoas, e a aplicação com excelência resultará na retenção de talentos e aumento do engajamento das equipes. Assim, busque o seu desenvolvimento através do coaching para aplicar com segurança e dedicação cada uma destas práticas.

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